[Friday, August 17, 2007 | | 3 comments ]

Eu uso o Youtube principalmente para fins musicais. Por exemplo, esse vídeo abaixo e o outro eu uso para tentar tocar a música Hallellujah do Leonard Cohen que conheci assistindo OC com meu irmão (é, eu também fazia isso. Aí um dia eu desisti, como desisti de Lost).




OK, o terceiro vídeo é que é a versão que eu conheci, e nem sei se tou tocando no tom certo (C, C/B, Am, F, G, C, G, C, F, E7, Am, F, G, E7, Am, F, Am, F, Am, C, G, C). Só não vou tentar cantar pois é difícil. Quer dizer, tentar sim.,

Viu como foi fácil mostrar para vcs de que música que eu estava falando? E 3 versões diferentes, achadas em 3 googleadas básicas. Pois é, para mim, isso que é o legal do Youtube. Se a música tem um vídeo clipe, tá lá. E daí que, teoricamente, é proibido? Que quem coloca esses vídeos online está infringindo o copy right da banda, do produtor do vídeo, do compositor? Tá lá. De vez em quando tiram alguma coisa, só para fazer de conta que o Youtube tenta evitar quebras de direito autoral.

Voltei a pensar nisso depois de der visto o artigo do Daniell com o vídeo do Morphine, Cure for pain.

Escrevi até não tinha visto vídeos do Morphine antes, mas é mentira. Tinha sim. tinha visto já o vídeo Buena.

Mas clicando mais uma vez eu vi o vídeo da música Super Sex, que eu não conhecia (nem a música, nem o vídeo).

E ó que eu achava que tinha discografia completa de Morphine. Mas não, eu tenho a discografia completa de Treat Her Right, a outra banda do Marc Sandman que infelizmente parece não ter vídeo no Youtube.
Eu às vezes fico um pouco envergonhado de ficar colocando vídeos do youtube nos blogs, como no gaitabh.blogspot.com. Mas nãõ tem como evitar, Youtube infiltrou tudo e como é que eu não vou compartilhar um vídeo desses?

Aliás, amanhã estarei em Bruxelas (êêêêêêêê!!!) e em Antuérpia tem um festival de Jazz onde o Toots vai comemorar o seu aniversário. Mas acho que só vou ao festival no sábado.
E ai tem coisas inspiradoras como o que talvez seja o mais famoso vídeo de Ukulele do mundo. Foi em grande parte por causa dele que eu me interessei por esse cavaquinho havaiano.

Mas é legal também ver os amigos no vídeo, como nesse clipe da banda sergipana Maria Scombona, onde meu amigo Júlio Vasconcelos mostrou com muita classe como misturar gaita, rock, ritmos nordestinos, efeitos digitais e pop em músicas muito legais:

Ou então nos vários vídeos da banda Mister Jack, do Benê, de Curitiba, que podem ser vistos aqui.

Dá dó parar por aqui. A vontade é colocar ainda vídeos de Hazmat Modine, Pé de Cerrado, Otavio Castro, o show-tributo à Ford Blues Band do Eberienos e Carlini, etc., etc., etc.. Mas se tem uma coisa que é um problema nos vídeos é que eles tomam muito mais tempo da gente para serem vistos do que fotos. E eu duvido que alguém aqui assistirá todos os que eu coloquei aqui. Vale assistir trechos de 10 segundos.
Até semana que vem, quando voltar da Bélgica.
Ah, e Helena, não coloquei foto hoje e não tem problema. O dia foi bobinho mesmo.

Addendum: meu carismático primo bem que lembrou de outra faceta importante da facilidade de se colocar vídeos no Youtube. Na verdade, vou comentar sobre mais dois usos.
Um é o simples uso do Youtube como um registro fácil e tosco de eventos. Como mostram os vídeos abaixo. Afinal, foto de show não é tão interessante, né?



O outro uso do Youtube é como um depósito de vídeos-demo. Como nesse que eu não sei se é bem um demo, mas vai servir de exemplo. É a banda Bunker 292 com quem toquei por uns meses na sua versão acústica antes de ir à China. Meus primos continuam tocando por lá. Adoraria tocar na versão punk mesmo, tacando uns efeitos doidos na gaita.

Ou algo um pouco mais trabalhado, como o Son of Dave:


3 comments

shikida said... @ 17 August 2007 at 15:54:00 CEST

bresslau

- pega a versão de halleluja do Jeff Buckley

- aliás, pegue TUDO que existe do Jeff Buckley

- aí veja Edukators que tem essa música e que ainda por cima é um dos fantásticos filmes do novo e excelente cinema alemão

vc não vai se arrepender, eu prometo ;-)

Bresslau said... @ 21 August 2007 at 10:47:00 CEST

Edukators são os caras que seqüestram o tiozinho, né? Pois é, vi também. A versao do Jeff Buckley eu tbm vi no Tubo.

Anonymous said... @ 22 August 2007 at 20:16:00 CEST

Pô Brimo!

E os videos do BUNKER292 no YouTube?

Abs

Michael

Post a Comment